Cuidados ao pilotar na chuva

22/01/2014 10:20

 

ridinginrain      Andar de motocicleta na chuva não é nada bom, além de ser muito arriscado. O problema é que de tempos em tempos a chuva vem de surpresa e, não havendo como fugir, somos obrigados a prosseguir mesmo molhados. Nestas ocasiões, o melhor mesmo é evitar a chuva, proteger-se dela e lavar bem a moto quando a chuva terminar.
     Circular com chuva é muito perigoso, a condição de pilotagem pode se tornar extremamente ruim. A chuva reduz a visibilidade, causa sensação de desconforto e pode provocar derrapagens. Além disso, a água da chuva pode esconder obstáculos na pista, como buracos ou pedras. Por isso, evite andar de moto na chuva sempre que possível.
  1. Evite a chuva
    • Confira a previsão do tempo e não ande de moto se houver previsão de tempo chuvoso;
    • Programe sua viagem para épocas do ano em que chove menos em seu percurso.
  2. Proteja-se da chuva
    • Se houver possibilidade de chuva, leve  uma boa capa de chuva;
    • Se começar a chover muito forte, encoste a moto e espere até diminuir a intensidade da chuva;
    • Mantenha uma velocidade segura e não abuse nas curvas;
    • Não tente atravessar rios ou enxurradas em que o nível da água ultrapasse a metade do motor, alcance a saída do escapamento ou a entrada do filtro de ar.
  3. Limpe-se após a chuva
    • Quando a chuva terminar, tire a roupa molhada, tome um bom banho e vista roupas secas;
    • Quando parar, ou quando possível, lave bem sua motocicleta para evitar que a sujeira fique impregnada principalmente no motor e no escapamento.
625_chuva_abre
     Outra dica importante durante viagens é observar os carros que estão vindo em nossa direção, se eles estiverem com o limpador de parabrisa acionado é sinal que está chovendo logo à frente, é o momento certo de parar a motocicleta e vestir a roupa impermeável.
     Com estas dicas os pilotos estarão um pouco mais seguros ao circularem em períodos chuvosos.
5
 
Por João Felipe  -  Fonte: https://www.motokando.com